Viabilidade do armazenamento de ovos de Anagasta kuehniella, Zeller (Lepidoptera: Pyralidae) em nitrogênio líquido para a produção de Trichogramma pretiosum, Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae)
PDF

Como Citar

LOHMANN, T. R., MARTINAZZO, T., PIETROWSKI, V., GIBBERT, F. R., & KRAEMER, B. (2007). Viabilidade do armazenamento de ovos de Anagasta kuehniella, Zeller (Lepidoptera: Pyralidae) em nitrogênio líquido para a produção de Trichogramma pretiosum, Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6929

Resumo

A produção em grande escala de Trichogramma pretiosum é feita utilizando-se ovos de hospedeiros alternativos, destacando-se a traça-das-farinhas (Anagasta kuehniella). Na rotina diária de produção dos ovos de A. kuehniella, diversas vezes sobram ovos que são descartados. Buscando utilizar esses ovos excedentes, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a viabilidade de armazenamento de ovos de A. kuehniella em nitrogênio líquido para a produção de T. pretiosum. Os tratamentos utilizados foram 9, 6, 3 e 1 meses de armazenamento, com uma testemunha que constou de ovos coletados no dia. Os ovos foram oferecidos às fêmeas de T. pretiosum, com menos de 24 horas de vida, copuladas e alimentadas. O parasitismo foi permitido por 48 horas. Observou-se parasitismo apenas na testemunha, sendo que nos demais tratamentos houve rejeição pela fêmea, que não reconheceu como adequado ao desenvolvimento de sua progênie os ovos submetidos ao armazenamento em nitrogênio líquido.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.