DANOS CAUSADOS POR INSETOS EM TUBÉRCULOS DE BATATA CULTIVADA EM SISTEMA ORGÂNICO - PLANTIO DE OUTONO
PDF

Como Citar

de Medeiros Gonçalves, M., & Medeiros, C. A. B. (2007). DANOS CAUSADOS POR INSETOS EM TUBÉRCULOS DE BATATA CULTIVADA EM SISTEMA ORGÂNICO - PLANTIO DE OUTONO. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6926

Resumo

O cultivo da batata é tradicional na região sul do RS, onde é realizado, sobretudo, por pequenos agricultores, registrando-se algumas experiências positivas em sistemas ecológicos de produção. O presente trabalho objetivou avaliar o dano causado por insetos de solo em dois sistemas orgânicos de produção de batata, como contribuição para o processo de ecologização desse cultivo. O estudo foi conduzido na Estação Experimental Cascata – Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, em 2004. Os tratamentos constaram de dois sistemas orgânicos de produção e duas cultivares, Elisa e Macaca. O primeiro sistema foi estabelecido de acordo com a base tecnológica utilizada pelos produtores orgânicos da região, e o segundo nas recomendações oficiais de adubação, utilizando-se outra opção de controle fitossanitário. Os resultados evidenciaram que os tratamentos não influenciaram na atividade dos insetos de solo e que a intensidade do ataque foi condizente com as condições ambientais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.