DANOS CAUSADOS POR INSETOS EM TUBÉRCULOS DE BATATA CULTIVADOS EM SISTEMA ORGÂNICO - PLANTIO DE PRIMAVERA
PDF

Como Citar

de Medeiros Gonçalves, M., & Medeiros, C. A. B. (2007). DANOS CAUSADOS POR INSETOS EM TUBÉRCULOS DE BATATA CULTIVADOS EM SISTEMA ORGÂNICO - PLANTIO DE PRIMAVERA. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6925

Resumo

A bataticultura é uma atividade agrícola tradicional no sul do RS, praticada sobretudo em pequenas propriedades, onde já existe registros do cultivo de base ecológica. O presente trabalho objetivou avaliar o dano causado por insetos de solo em dois sistemas orgânicos de produção de batata, a fim de colaborar com processos de ecologização que neste momento se desenvolvem. O estudo foi conduzido na Estação Experimental Cascata – Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, em 2003. Os tratamentos constaram de dois sistemas orgânicos de produção e duas cultivares, Asterix e Macaca. Para o estabelecimento do primeiro sistema utilizou-se a base tecnológica oriunda dos produtores orgânicos da região, e o segundo baseado em recomendações oficiais de adubação, utilizando-se um controle fitossanitário diferenciado. O dano causado por insetos neste cultivo foi significativo, sendo que a maior parte dos tubérculos ficou aquém dos parâmetros mínimos para comercialização. Neste trabalho observou-se uma grande influência do clima na ecologia dos insetos de solo, e, sobre os danos produzidos nos tubérculos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.