Da crise socioambiental à construção de um projeto de desenvolvimento rural
PDF

Como Citar

Mello, M. A. de, & Marques, F. C. (2007). Da crise socioambiental à construção de um projeto de desenvolvimento rural. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6918

Resumo

O modelo de desenvolvimento centrado na modernização e integração da agricultura às grandes agroindústrias gerou, no Oeste do Estado de Santa Catarina, região sul do Brasil, uma crise socioambiental. Em resposta à crise é implementado pelo Estado, em 2003, o “Projeto Microbacias 2”, prevendo ações promotoras do ‘desenvolvimento rural sustentável’. A análise, com base no enfoque construcionista da Sociologia Ambiental, permitiu identificar que as ações previstas não mostram evidências claras de contestação ao modelo causador da crise, no entanto, há avanços no campo democrático, assim como, criação de espaços de reflexão, debate, elaboração de subpolíticas e construção de capital social.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.