Agricultura urbana na Vila Fanny, Curitiba, PR: Agroecologia fomentando uma atividade transdisciplinar de educação ambiental.
PDF

Como Citar

OTTMANN, M. M. A., Ferriani, A. P., Borsatto, R. S., Cidade Júnior, H., Oliver, C. F., Feniman, E., Fidelis, L., & da Fonte, N. N. (2007). Agricultura urbana na Vila Fanny, Curitiba, PR: Agroecologia fomentando uma atividade transdisciplinar de educação ambiental. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6914

Resumo

Resumo Ilhas de calor, subproduto da verticalização arquitetônica, utilização de materiais impermeáveis e a transformação dos antigos jardins, quintais e praças em áreas maciças concretadas, pobreza e violência, esse cenário comum nas grandes cidades, tende a se agravar em áreas de risco social, fomentando ainda mais a baixa qualidade de vida dos moradores dessas regiões. Desta forma, o escopo desse trabalho que constitui um recorte metodológico do projeto intitulado “Comunidades verdejantes” é mostrar um programa de Agricultura Urbana, Paisagismo e Horticultura com as crianças freqüentadoras da ONG Casa da Videira, localizada no bairro Vila Fanny, na cidade de Curitiba, Paraná, que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2006 até o presente. Os trabalhos ocorrem em encontros semanais, nos quais os monitores abordam os temas de forma transdisciplinar. Como resultados preliminares se pode observar o maior interesse por parte das crianças nos temas ambientais, as quais propõem alternativas para os problemas atuais e mudanças de atitudes em suas famílias. Qualitativamente, nota-se a melhoria do aspecto visual no local trabalhado, além da coesão manifestada pelo trabalho em equipe.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.