EXTRATO DE MAYTENUS ILICIFOLIA NÃO INIBE TRICHODERMA SP.
PDF

Como Citar

Brand, S. C., Manzoni, C. G., Junges, E., Durigon, M. R., Milanesi, P., Blume, E., & Muniz, M. F. B. (2007). EXTRATO DE MAYTENUS ILICIFOLIA NÃO INIBE TRICHODERMA SP. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6896

Resumo

Trichoderma spp. é um fungo antagonista a várias espécies de fitopatógenos e vários são os produtos comercializados para a produção de mudas e tratamento de sementes. Os extratos vegetais podem apresentar ação fungitóxica direta, atuar como indutores de resistência e bioestimuladores. O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, o efeito do extrato vegetal de cancorosa (Maytenus ilicifolia) sobre Trichoderma sp. Às 24h, todas as concentrações, com exceção de 10%, inibiram o crescimento de Trichoderma sp. Às 48, todas as concentrações inibiram o crescimento. Às 72h, nas concentrações de 5 e 10%, o crescimento foi igual ao da testemunha, sendo que nas demais houve inibição. Entretanto, às 96h, não ocorreu estímulo e nem inibição do crescimento de Trichoderma sp. O extrato aquoso de cancorosa não apresenta efeito fungitóxico significativo sobre Trichoderma sp., pois apenas inibiu seu crescimento nas primeiras horas, indicando o potencial de utilização dos dois métodos de controle associados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.