SISTEMA AGROFLORESTAL APÍCOLA ENVOLVENDO ABELHAS MELÍFERAS, ABELHAS INDÍGENAS SEM FERRÃO, AROEIRA-VERMELHA E VIDEIRAS, EM PRODUÇÃO INTEGRADA NO INTERIOR DE PELOTAS,RS: UM ESTUDO DE CASO.
PDF

Como Citar

WOLFF, L. F., CARDOSO, J. H., SCHWENGBER, J. E., & SCHIEDECK, G. (2007). SISTEMA AGROFLORESTAL APÍCOLA ENVOLVENDO ABELHAS MELÍFERAS, ABELHAS INDÍGENAS SEM FERRÃO, AROEIRA-VERMELHA E VIDEIRAS, EM PRODUÇÃO INTEGRADA NO INTERIOR DE PELOTAS,RS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6890

Resumo

Um sistema agroflorestal envolvendo produção integrada entre abelhas africanizadas (Apis mellifera), abelhas mirim-mosquito (Plebeia nigriceps), aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) e videiras (Vitis vinifera) ‘bordô’, foi conduzido por sete anos pela família Schiavon em Pelotas/RS. Este trabalho objetiva registrar a experiência pioneira na região, valorizar os processos criativos dos agricultores em transição agroecológica e investigar a efetividade da aroeira-vermelha como fonte de alimento para criações de abelhas nativas e africanizadas. O parreiral foi conduzido em sistema de espaldeira, com moirões vivos de aroeira-vermelha e a propriedade integra o projeto Pesquisa participativa em rede de referência para a agricultura familiar de base ecológica na região sul do RS. Foram usadas ferramentas metodológicas qualitativas, tanto para as análises de campo quanto para as observações em laboratório, confirmando o bom potencial da aroeira-vermelha como espécie benéfica às criações de abelhas, podendo ser conduzida de forma integrada ao cultivo agroecológico de videiras.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.