Utilização de coquetel de plantas usadas na adubação verde na melhoria das condições físicas e químicas do solo.
PDF

Como Citar

de Oliveira Guilherme, D. D., da Costa, C. A., Martins, E. R., Sampaio, R. A., Teles Filho, S. da C., Menezes Cavalcanti, T. F., Menezes, J. B. D. C., & Coelho, D. A. P. (2007). Utilização de coquetel de plantas usadas na adubação verde na melhoria das condições físicas e químicas do solo. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6877

Resumo

A adubação verde consiste no plantio e incorporação de espécies de plantas cultivadas ou não, que irão suprir a necessidade nutricional do solo. Este trabalho teve como objetivo comparar as alterações químicas, promovida pelo cultivo de um coquetel de espécies de plantas na adubação verde. As onze espécies de plantas indicadas para a adubação verde foram plantadas a lanço, em uma área de 646 m2, cortadas e incorporadas ao solo a 10 cm de profundidade, no início do seu estado de florescimento. As amostras do solo adubado foram retiradas 15 dias após a incorporação do adubo, amostras da biomassa foram pesadas e levadas para análises laboratoriais. Houve um incremento de 18,5% no teor de matéria orgânica presentes no solo, uma produção de biomassa de 46,5 t.ha-1 além de uma produção de nitrogênio total de 25% da biomassa.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.