Agricultura Familiar: Caracterização de agroecossistemas no Distrito de Barão Geraldo, Campinas, Sp.
PDF

Como Citar

Fagundes, G. G., Caraça, R. A., Lima, A. L., Lins, D. B. S., Ferraz, J. M. G., & Habib, M. E. M. (2007). Agricultura Familiar: Caracterização de agroecossistemas no Distrito de Barão Geraldo, Campinas, Sp. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6866

Resumo

RESUMO: Este trabalho buscou avaliar e caracterizar agroecossistemas no Distrito de Barão Geraldo (BG), em Campinas (SP) visando verificar a situação e importância da agricultura familiar no distrito. Foram pesquisadas 50 unidades de produção agrícola. Observou-se a predominância da agricultura convencional em mini e pequenas propriedades, voltadas ao cultivo de hortaliças, frutos e flores, com comercialização no mercado local. A maioria dos agricultores expressou interesse em uma associação local para a articulação dos produtores visando melhorar as condições de produção, preço e acesso ao mercado, todavia, não há nenhuma iniciativa de organização, nem incentivo por parte da municipalidade. Os pontos críticos para a manutenção da agricultura no Distrito são decorrentes do processo de urbanização e da adoção de tecnologias inapropriadas, oriundas do sistema agrícola convencional. A falta de políticas públicas efetivas para a promoção do desenvolvimento de um modelo de agricultura sustentável para BG coloca em risco a manutenção de uma área importante para o município como parte do cinturão verde e como mantenedora de recursos naturais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.