KIT DIVERSIDADE: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA AUTOCONSUMO.
PDF

Como Citar

Guadagnin, C. A., Guadagnin, C. M. I., Canci, A., & Cossa, D. (2007). KIT DIVERSIDADE: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA AUTOCONSUMO. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6863

Resumo

O Kit Diversidade é um conjunto de sementes variedades locais produzidas e distribuídas entre comunidades rurais de Guaraciaba/SC. A idéia do kit surgiu através de processos participativos para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento, envolvendo 300 famílias de agricultores familiares organizados nas Associações de Desenvolvimento das Microbacias de Rio Flores e Lajeado Ouro Verde, com apoio do projeto Microbacias 2. O objetivo foi estimular a produção de alimentos para o autoconsumo sem o uso de agrotóxicos; preservar a diversidade genética de espécies através do resgate de variedades locais cultivadas nas comunidades; e melhorar a saúde, a renda e o bem estar das pessoas. A composição do kit foi decidida conjuntamente e resultou na produção de 2000 kg de sementes de 27 variedades de arroz, feijão, milho, pipoca, batata, ervilha, fava, melancia e alho. Houve o resgate do prazer em produzir o próprio alimento e a promoção da soberania alimentar, e das relações de reciprocidade entre as famílias, através da troca de sementes. Existe a proposta de ampliar o kit para as oito microbacias do município e avançar em busca da sustentabilidade através de processos de transição agroecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.