Avaliação participativa do controle de cigarrinhas das pastagens com a aplicação do fungo Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok
PDF

Palavras-chave

avaliação participativa
controle microbiano
cigarrinhas

Como Citar

Rangel, M. A. S., Loureiro, E. de S., Almeida, A. S. de, Alves, H. de C., Ono, F. B., Lobo, P. M., Mariani, M. A., Pessoa, L. G. A., & Silva, A. J. da. (2007). Avaliação participativa do controle de cigarrinhas das pastagens com a aplicação do fungo Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6854

Resumo

A partir de uma demanda de agricultores familiares do Distrito de Itahum, em Dourados, MS, que têm como base econômica a produção de leite, instalou-se uma Unidade de Observação para o controle microbiano das cigarrinhas das pastagens. As ações foram desenvolvidas privilegiando a participação de todos (as) envolvidos (as). As aplicações do fungo M. anisopliae foram realizadas por pulverização com equipamento de tração animal. O níveis de espumas, ninfas e adultos diminuíram drasticamente após as aplicações, onde o ambiente foi favorável ao desenvolvimento da população das cigarrinhas e à incidência do fungo. Os (as) Agricultores (as) Familiares demonstraram satisfação com a realização do trabalho e com os resultados, auferindo-se ganhos em conhecimento para todos os envolvidos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.