Pesquisa participativa: o agricultor como sujeito da mudança
PDF

Como Citar

Schwengber, J. E., Schiedeck, G., Cardoso, J. H., & Reichert, L. (2007). Pesquisa participativa: o agricultor como sujeito da mudança. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6853

Resumo

A pesquisa baseada na "transferência de tecnologia" e com base unicamente no produtivismo, vem sendo questionada na sua concepção e eficiência. Assim, surgiram alternativas para a geração do conhecimento que incorporam o saber popular e valorizam as experiências e os recursos localmente disponíveis. Entre estas está a pesquisa em redes de referência, ou propriedades representativas e que servem como referencial técnico, econômico e ambiental, quando analisadas sob os enfoques sistêmico e de pesquisa participativa. A Embrapa Clima Temperado vem trabalhando com esse enfoque em uma rede de referência composta por 15 propriedades rurais em 7 municípios na zona sul do Rio Grande do Sul, atuando juntamente com outras 11 entidades governamentais e não governamentais representativas da Agricultura Familiar. Esse trabalho tem como objetivo contribuir para a consolidação de uma nova prática de produção e circulação do conhecimento, que parte de novos pressupostos epistêmicos, metodológicos e tecnológicos e na qual a relação entre os órgãos de pesquisa e extensão, os agricultores familiares e suas organizações é fundamental. Assim, a pesquisa-ação participativa respeita pressupostos básicos de valorização do conhecimento local e de troca de experiências e conhecimentos entre agricultores e destes com os técnicos, democratizando o conhecimento.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.