Superação da dormência em sementes de umbuzeiro (Spondias tuberosa, Arr. Câmara) submetidas a diferentes épocas de armazenamento
PDF

Como Citar

Mara Magalhães, H., Gonçalves Gomes, J., Nascimento Lopes, P. S., da Silva Brandão Júnior, D., & Carvalho Fernandes, R. (2007). Superação da dormência em sementes de umbuzeiro (Spondias tuberosa, Arr. Câmara) submetidas a diferentes épocas de armazenamento. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6851

Resumo

As sementes de umbuzeiro apresentam germinação lenta e desuniforme como conseqüência da ocorrência de dormência. O armazenamento de sementes é, em muitos casos, utilizado com intuito de superar a dormência de sementes. Objetivou-se com este trabalho verificar o efeito do armazenamento na superação da dormência das sementes de umbu. As sementes foram armazenadas em sacos de papel e mantidas em condições de laboratório. Para tanto foram avaliadas 13 épocas de armazenamento (0, 30, 60, 90, 120, 150, 180, 210, 240, 270, 300, 330 e 360 dias), quanto à germinação, vigor e índice de velocidade de germinação (IVG) das sementes. Houve significâncias dos tratamentos (épocas) sobre a germinação e índice de velocidade de germinação. As melhores épocas que proporcionaram incrementos de germinação e vigor compreendem os períodos entre as épocas 4 e 7 (90 a 210 dias).
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.