EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE PÓS INERTES ALTERNATIVOS NO CONTROLE DO GORGULHO DO MILHO - Sitophilus zeamais MOTS. (COLEOPTERA : CURCULIONIDAE)
PDF

Como Citar

Prado Ribeiro, L., Santo Rigo, D., Pereira, E., & Corrêa Costa, E. (2007). EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE PÓS INERTES ALTERNATIVOS NO CONTROLE DO GORGULHO DO MILHO - Sitophilus zeamais MOTS. (COLEOPTERA : CURCULIONIDAE). Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6813

Resumo

O gorgulho do milho, Sitophilus zeamais é o principal inseto-praga do milho armazenado, causando significativos prejuízos. Com o objetivo de avaliar a eficiência agronômica de pós inertes alternativos no controle do gorgulho do milho Sithopilus zeamais em grãos de milho armazenado, instalou-se um experimento em laboratório com amostras de 100 g de milho, na qual foram infestados com 20 gorgulhos adultos não sexados. Os tratamentos constituíram de: cal hidratada, cal virgem e cinza de madeira, nas dosagens de 2 e 4 kg/t., Keepdry (terra de diatomácea - 1,5 kg/t.) e K.Obiol 2 P (Deltametrina 0,2 % - 0,5 kg/t.) como tratamento padrão e testemunha (talco farmacêutico-2 kg/t.). Aos 5; 9; 13; 17 e 21 dias após a aplicação foi avaliado a mortalidade dos insetos. Cal hidratada (dosagens de 2 e 4 kg/t.) e Cal virgem (4 kg/t.) foram eficientes no controle do gorgulho, não diferindo dos tratamentos padrão (Terra de diatomácea e Deltametrina 0,2 %), representando uma alternativa viável a ser testado nas condições de armazenagem para o manejo integrado deste referido inseto-praga.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.