Ensacamento de goiabas visando o manejo ecológico de moscas-das-frutas.
PDF

Como Citar

Malgarim, M. B., & Mendes, P. C. D. (2007). Ensacamento de goiabas visando o manejo ecológico de moscas-das-frutas. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6797

Resumo

Este trabalho objetivou reduzir a infestação de moscas-das-frutas em goiabas produzidas no sistema agroecológico. As goiabas do ano agrícola de 2006/07 foram provenientes de goiabeiras com quinze anos de idade, em pomar localizado no município de Morretes, PR. As frutas foram submetidas aos tratamentos: T1) frutas sem ensacamento (testemunha); T2) frutas ensacadas com saco de papel pardo; T3) frutas ensacadas com saco de papel branco encerado; T4) frutas ensacadas com saco de TNT. Avaliou-se a porcentagem de frutas livres da infestação de moscas-das-frutas, o resultado foi expresso em porcentagem de frutas sadias. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualisado com quatro repetições de 20 frutas por tratamento. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey, com probabilidade de erro de 5% (p  0,05). As goiabas não ensacadas foram 100% infestadas por moscas-das-frutas. A maior porcentagem de frutas sadias ocorreu nas goiabas ensacadas com saco de papel branco encerado e TNT. Concluiu-se que o ensacamento de goiabas reduziu a infestação de moscas-das-frutas, e que goiabas ensacadas com sacos de papel branco encerado ou de TNT apresentaram maior porcentagem de frutas sadias. O saco de TNT resistiu aos fatores climáticos, podendo ser novamente utilizado.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.