Resumo
Este trabalho objetivou reduzir a infestação de moscas-das-frutas em goiabas produzidas no sistema agroecológico. As goiabas do ano agrícola de 2006/07 foram provenientes de goiabeiras com quinze anos de idade, em pomar localizado no município de Morretes, PR. As frutas foram submetidas aos tratamentos: T1) frutas sem ensacamento (testemunha); T2) frutas ensacadas com saco de papel pardo; T3) frutas ensacadas com saco de papel branco encerado; T4) frutas ensacadas com saco de TNT. Avaliou-se a porcentagem de frutas livres da infestação de moscas-das-frutas, o resultado foi expresso em porcentagem de frutas sadias. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualisado com quatro repetições de 20 frutas por tratamento. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey, com probabilidade de erro de 5% (p 0,05). As goiabas não ensacadas foram 100% infestadas por moscas-das-frutas. A maior porcentagem de frutas sadias ocorreu nas goiabas ensacadas com saco de papel branco encerado e TNT. Concluiu-se que o ensacamento de goiabas reduziu a infestação de moscas-das-frutas, e que goiabas ensacadas com sacos de papel branco encerado ou de TNT apresentaram maior porcentagem de frutas sadias. O saco de TNT resistiu aos fatores climáticos, podendo ser novamente utilizado.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.