Saber popular como elemento primordial para trabalhos em Agroecologia
PDF

Como Citar

Schiedeck, G., Cardoso, J. H., & Schwengber, J. E. (2007). Saber popular como elemento primordial para trabalhos em Agroecologia. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6754

Resumo

O reconhecimento e a valorização do saber popular é uma estratégia considerada essencial pela Agroecologia. O objetivo do trabalho foi resgatar alguns destes saberes, despertando seu interesse em futuros profissionais que atuarão no meio rural. A pesquisa foi desenvolvida entre agosto de 2001 e maio de 2002, envolvendo 33 alunos do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Curso Superior de Viticultura e Enologia (CEFET) em Bento Gonçalves-RS. Foram realizadas 49 entrevistas semi-estruturadas e registrados 125 conhecimentos, abrangendo áreas como cultivos, criações, saúde e clima. Os resultados foram apresentados em sala de aula e discutido seu significado. A maioria dos entrevistados (82%) afirmou ter recebido o conhecimento ainda quando criança ou adolescente. Cerca de 59% dos entrevistados aplicam os conhecimentos herdados dos antepassados e 68% confirmam sua eficiência. A lua foi o saber popular mais citado pelos entrevistados (34,4%).
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.