USO DE ZEÓLITAS COMO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE DEJETOS SUÍNOS E REDUÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL
PDF

Como Citar

Sardá, L. G., Higarashi, M. M., & Comin, J. J. (2007). USO DE ZEÓLITAS COMO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE DEJETOS SUÍNOS E REDUÇÃO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6730

Resumo

Testou-se a eficiência da zeólita na remoção de nutrientes de dejetos suínos tratados, pela determinação da vazão ideal do efluente para a melhor adsorção de N-NH4+ e a sua remoção no efluente final. Menores vazões de efluente implicaram maiores taxas de remoção do nutriente. Para o efluente com concentração de 164mg/L de N-NH4+ a eficiência da zeólita na remoção foi de 94%, enquanto para as concentrações de 287mg/L e 666mg/L foi de 92% e 78%, respectivamente. Logo, as taxas de remoção foram 2,2% e 16% mais baixas para aumentos de 1,8 e 4,1 vezes na concentração de amônio, respectivamente.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.