CULTIVARES DE FEIJÃO PARA O PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO NO DISTRITO FEDERAL, CICLO 2004/2005
PDF

Como Citar

Carvalho, W. P., & Wanderley, A. L. (2007). CULTIVARES DE FEIJÃO PARA O PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO NO DISTRITO FEDERAL, CICLO 2004/2005. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6721

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes cultivares de feijão comum (Phaseolus vulgaris) em sistema orgânico de produção no Distrito Federal. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. O estudo foi conduzido na forma de teste de avaliação local, sendo que as cultivares BRS Marfim, IAPAR 81, Pérola, IPR Uirapuru, Jalo EEP, Xamego, Diamante Negro, Vermelho 2157, Roxo 90, Jalo Precoce, BRS Vereda, Iraí, BRSMG Talismã, BRS Timbó, BRS Radiante, BRS Valente, Goiano Precoce, Diacol Calima e BRS Aporé, constituíram os tratamentos. Foram conduzidos dois ensaios, no ano de 2004, um sob irrigação, na época da seca, e outro em condições de sequeiro, na época das águas. A cultivar BRS Marfim foi a mais produtiva na média dos dois sistemas. Sob condições de irrigação, além dessa cultivar, as cultivares Iapar 81, Pérola, IPR Uirapuru, Jalo EEP 558 e Xamego tiveram produtividade superior às demais e em condições de sequeiro, as cultivares Vermelho 2157, BRS Marfim, Diacol Calima, Diamante Negro, Pérola e IPR Uirapuru apresentaram produtividade estatisticamente superior às demais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.