O pacote ecológico e os cafeicultores de Lerroville-PR
PDF

Como Citar

Pacifico, D. A., & Dal Soglio, F. K. (2007). O pacote ecológico e os cafeicultores de Lerroville-PR. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6706

Resumo

A transição agroecológica necessita de uma mudança de abordagem na promoção de modelos mais sustentáveis de agricultura. Entretanto, em muitos projetos observa-se que em parte estes estão baseados em uma dependência de pacotes tecnológicos, muito embora “orgânicos”, em uma simples substituição de insumos. Este trabalho é baseado em um estudo, ainda preliminar, de um caso mal sucedido de conversão para a produção orgânica de café: o projeto café de Lerroville. Formulamos, para orientar o estudo, a seguinte questão: Nesse projeto a perspectiva de conversão não teria sido meramente a de substituição de pacote tecnológico? Através de entrevistas e de observação etnográfica, verificou-se que foi dada pouca atenção ao conhecimento e as necessidades locais, O processo foi principalmente orientado ao mercado e a metodologia participativa utlizada não considerou o tempo e a perspectiva local: focados na certificação orgânica e na exportação do café para a França, os agentes de desenvolvimento envolvidos não observaram as necessidades de cada agriculotor, causando prejuízos às famílias e o fracasso do projeto. Palavras-chave: Agricultura orgânica; processo de transição; pacote tecnológico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.