Efeito de terra de diatomáceas e óleo essencial de citronela, Cymbopogon nardus (L.) Rendle, sobre a incidência de mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae), em cultivares de ameixeira em sistema orgânico.
PDF

Como Citar

Gonçalves, P. A. de S., Santos, J. P. dos, & Nesi, C. N. (2007). Efeito de terra de diatomáceas e óleo essencial de citronela, Cymbopogon nardus (L.) Rendle, sobre a incidência de mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae), em cultivares de ameixeira em sistema orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6684

Resumo

A mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae), é considerada uma das principais pragas no sistema de produção orgânica de fruteiras temperadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar alternativas de manejo deste inseto em cultivares de ameixeira em sistema orgânico. A pesquisa foi conduzida na Epagri/Estação Experimental de Ituporanga de outubro a janeiro de 2006/2007. Os tratamentos foram (1) terra de diatomáceas 1% associada a óleo essencial de citronela, Cymbopogon nardus (L.) Rendle, a 0,5%; (2) terra de diatomáceas 0,5% e (3) testemunha (sem tratamento). As cultivares de ameixeira estudadas foram Irati, Rosa Mineira, Januária e Centenária. A cultivar Irati foi a menos infestada por mosca-das-frutas devido a colheita precoce. Os tratamentos alteraram a incidência de larvas de mosca-das-frutas, mas não reduziram a perda de frutos. Para maior eficácia no manejo de mosca-das-frutas a terra de diatomácea deve estar associada a outras substâncias com alto poder repelente, deterrente ou inseticida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.