CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA FAMILIAR COM ATIVIDADE LEITEIRA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
PDF

Como Citar

Soares, J. P. G., Costa, R. S. C. da, Resende, L. A. D., Townsend, C. R., Oliveira, S. R. de, Oliveira, A. D. de, & Pereira, R. G. de A. (2007). CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA FAMILIAR COM ATIVIDADE LEITEIRA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6625

Resumo

Foram conduzidos levantamentos técnicos, econômicos e sociais de 47 propriedades familiares de atividade leiteira dos distritos de Cujubin e Jacy Paraná em Porto Velho-RO, para se avaliar várias características relacionadas a atividade leiteira convencional e a possibilidade de conversão para o sistema orgânico. As atividades utilizadas nas diferentes propriedades dos dois distritos foram comparadas ao procedimento para produção em sistemas orgânicos com base na Instrução normativa de 1999 e 2002. Definiu-se a metodologia estatística para a comparação, criando-se uma tabela de médias ponderadas padrão(MPpadrão) das características técnicas, econômicas e sociais, avaliadas atribuindo-se escores para os procedimentos permitidos/não permitidos, neutros e importantes, respectivamente. As propriedades do distrito de Jacy Paraná foram as que mais se aproximaram do modelo orgânico padrão (Mppadrão=95 pontos) com diferença de 37,1 pontos, apresentando práticas mais próximas do sistema de produção orgânica. Os distritos de Jacy Paraná e Cujubim apresentaram Mp de 57,9 e 50,1 pontos respectivamente. PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, Amazônia, conversão, leite, produção orgânica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.