METODOLOGIAS DE EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES PARA A FORMULAÇÃO DE BIOFERTILIZANTES
PDF

Como Citar

Menezes Júnior, F. O. G. de. (2007). METODOLOGIAS DE EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES PARA A FORMULAÇÃO DE BIOFERTILIZANTES. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6588

Resumo

O uso de biofertilizantes tem sido fundamental na produção de alimentos mais saudáveis. Utilizado para complementar e/ou suprir totalmente as necessidades nutricionais dos cultivos visa, entre outros aspectos, a substituição de insumos químicos. O presente trabalho teve por objetivo comparar diferentes metodologias de extração de nutrientes do vermicomposto (4 tempos de agitação e 2 proporções água:vermicomposto) com vistas à formulação de biofertilizantes para o cultivo de hortaliças. A maceração do vermicomposto em água na proporção em base de peso de 1:1 durante 72 horas, constituí-se no método mais adequado e prático para a extração de nutrientes. Palavras-chave: métodos de extração; proporções vermicomposto:água; tempo de agitação.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.