PRODUÇÃO DE MUDAS DE COUVE BRÓCOLIS EM DOIS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO UTILIZANDO SUBSTRATOS ORGÂNICOS
PDF

Como Citar

Milec, A. T., Moraes, R. M. D., Xavier, V. C., Conceição, D. C., Mauch, C. R., & Morselli, T. B. G. A. (2007). PRODUÇÃO DE MUDAS DE COUVE BRÓCOLIS EM DOIS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO UTILIZANDO SUBSTRATOS ORGÂNICOS. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6584

Resumo

Com o objetivo de estudar o uso de diferentes vermicompostos e substratos comerciais na produção de mudas de brócolis Santana com e sem adubo mineral foi conduzido um experimento em estufa plástica no período de 19 de julho a de 26 agosto de 2004.Utilizou-se delineamento experimental em blocos casualizados com quatro tratamentos e três repetições, em dois sistemas de irrigação (Floating e Aspersão). Os tratamentos para os dois sistemas foram os seguintes: T1 -75% vermicomposto bovino + 25% de casca de arroz carbonizada; T2 - 25% vermicomposto suíno + 25% de casca de arroz carbonizada; T3 -100% Germina Plant®., T4 – 100% Germina Plant® com adubação de base. Ao final do experimento foram avaliadas as variáveis: Altura das mudas (ALT), peso fresco e seco da parte aérea (PFPA, PSPA), diâmetro do caule (DC) e peso fresco e seco de raiz (PFR, PSR). Com base nos resultados obtidos conclui-se que: a) os substratos a base de vermicomposto apresentam resultados semelhantes para algumas variáveis quando comparados ao substrato comercial. b) os substratos orgânicos alternativos apresentam resultados que permitem indicá-los para a produção de mudas de Brócolis, em substituição ao substrato comercial testado.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.