DANOS DO FURACÃO CATARINA EM BANANEIRAS SOB CULTIVO ORGÂNICO NO SUL DE SANTA CATARINA
PDF

Como Citar

Sônego, M., Peruch, L. A. M., & Lichtemberg, L. A. (2007). DANOS DO FURACÃO CATARINA EM BANANEIRAS SOB CULTIVO ORGÂNICO NO SUL DE SANTA CATARINA. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6519

Resumo

RESUMO O artigo relata os danos causados pelo furacão Catarina no experimento de avaliação de cultivares e híbridos de banana sob cultivo orgânico, na Estação Experimental da EPAGRI, Urussanga, litoral sul de Santa Catarina. O furacão atingiu a região na noite de 27 e madrugada de 28 de março de 2004, com ventos de até 150km/h registrados em estação meteorológica localizada a 20km ao sul do local do experimento. A análise de regressão múltipla revelou que o fator altura do pseudocaule esteve mais relacionado ao tombamento de plantas pelo vento, do que o fator circunferência do pseudocaule. O percentual de plantas derrubadas foi maior para cultivares e híbridos de porte mais alto, variando de 80% para a Maçã Bahia até 0% para a Fig Pomme Naine e Nanica. Palavras-chave: agrometeorologia, bioclimatologia, vento.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.