MANEJO DA COBERTURA DO SOLO EM VIDEIRAS VISANDO A SUSTENTABILIDADE DO ECOSSISTEMA: RELAÇÃO DAS ESPÉCIES DE COBERTURA COM AS VIDEIRAS E COM A PRODUÇÃO E QUALIDADE DA UVA.
PDF

Como Citar

Oliveira, O. L. P. de, Piccinini, C. S., Paludo, M. B., & Juergens, J. P. (2007). MANEJO DA COBERTURA DO SOLO EM VIDEIRAS VISANDO A SUSTENTABILIDADE DO ECOSSISTEMA: RELAÇÃO DAS ESPÉCIES DE COBERTURA COM AS VIDEIRAS E COM A PRODUÇÃO E QUALIDADE DA UVA. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6515

Resumo

O manejo do solo e da cobertura verde em vinhedos nas regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul carecem de informações técnico-científica que considerem a sustentabilidade do ecossistema da região. Assim, foram estabelecidas áreas experimentais em quatro locais da Serra Gaúcha em vinhedos cultivados com uvas viníferas e americanas, entretanto, os resultados apresentados e discutidos nesse artigo são de apenas dois locais. O objetivo foi avaliar o efeito do uso de diferentes coberturas verdes e o seu manejo sobre atributos físicos, químicos e biológicos do solo e na quantidade e qualidade da uva produzida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.