MANEJO ECOLÓGICO DE SOLOS NA AGRICULTURA FAMILIAR
PDF

Como Citar

Deves, O. D., Ziembowicz, J. A., Goulart, S. P., Nuñez, P. B. P., & Campos, B.-H. C. de. (2007). MANEJO ECOLÓGICO DE SOLOS NA AGRICULTURA FAMILIAR. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6452

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese da pesquisa de campo desenvolvida pela ASTRF (Associação dos Sindicatos dos trabalhadores Rurais Fronteiriços) e a FUNDACEP (Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo) com recursos do Programa RS-Rural. O objetivo da mesma era viabilizar culturas alternativas as pequenas propriedades, com sistema de plantio direto, sem o uso de agrotóxicos, através de um manejo ecológico do solo (rotação de culturas), e com a utilização e validação de equipamentos à tração animal. O período do trabalho de pesquisa foi de maio de 2001 à abril de 2004, realizada na propriedade rural de Evandir Bierman no município de Pirapó/RS. Os resultados observados a nível de pesquisa, foram a facilidade na produção de sementes, a diminuição de ervas daninhas mais agressivas (gramíneas) e no período final da pesquisa, uma melhoria da fertilidade do solo. Palavras chaves: adubação verde, manejo alternativo do solo, rotação de culturas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.