PREDADORES E PARASITÓIDES DE DIASPIDIDAE (HEMIPTERA; STERNORRHYNCHA) EM CITROS - COLEÇÃO DIDÁTICA DO MUSEU PROF. RAMIRO GOMES COSTA.
PDF

Como Citar

Silva, L. N. da, Wolff, V. R. dos S., Pulz, C. E., & Silva, D. C. da. (2007). PREDADORES E PARASITÓIDES DE DIASPIDIDAE (HEMIPTERA; STERNORRHYNCHA) EM CITROS - COLEÇÃO DIDÁTICA DO MUSEU PROF. RAMIRO GOMES COSTA. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6403

Resumo

RESUMO Os Diaspididae, cochonilhas protegidas por escudo, são insetos parasitas, sugadores de plantas que em grandes populações prejudicam seus hospedeiros. A utilização de produtos químicos para o controle da população destes insetos afeta os inimigos que controlam naturalmente as cochonilhas. Com o intuito de mostrar de forma didática a relação entre a cochonilha e seus inimigos naturais, foi montada uma gaveta contendo diaspidídeos, coccinelídeos e microhimenópteros associados aos citros, que foi incorporada à coleção didática do Museu de Entomologia Prof. Ramiro Gomes Costa (MRGC). Os insetos obtidos a partir de coletas do projeto “Levantamento dos inimigos naturais associados às cochonilhas-com-escudo (Hemiptera, Sternorrhyncha, Diaspididae), ocorrentes em pomares cítricos no Rio Grande do Sul”, foram montados e etiquetados com numeração própria da coleção didática e após fotografados. Como resultado obteve-se uma gaveta didática que poderá ser visualizada pelos visitantes do Museu. Palavras-chave: cochonilhas-com-escudo, microhimenópteros, coccinelídeos, inimigos naturais, pomares cítricos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.