FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE ESPÉCIES DE DIASPIDIDAE (HEMIPTERA, STERNORRHYNCHA) OCORRENTES NUM POMAR CÍTRICO COM TRATOS CULTURAIS ECOLÓGICOS, EM MONTENEGRO/RS.
PDF

Como Citar

Wolff, V. R. dos S., Silva, D. C. da, Pulz, C. E., Silva, L. N. da, & Mezzomo, J. B. (2007). FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE ESPÉCIES DE DIASPIDIDAE (HEMIPTERA, STERNORRHYNCHA) OCORRENTES NUM POMAR CÍTRICO COM TRATOS CULTURAIS ECOLÓGICOS, EM MONTENEGRO/RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6401

Resumo

RESUMO Verificou-se a flutuação populacional das cochonilhas-com-escudo (Hemiptera, Diaspididae) em um pomar cítrico com tratos culturais ecológicos, em Montenegro/ RS, de janeiro a dezembro de 2002. Para a captura dos diaspidídeos foi utilizada a coleta manual de cinco folhas, em cada quadrante da planta, em 30 árvores, sorteadas mensalmente. Foram identificadas dez espécies de Diaspididae, sendo quantificados os escudos íntegros e os escudos perfurados por parasitóides, de fêmeas adultas, por espécie. Parlatoria pergandei Comstock, 1881 e Insulaspis gloverii (Packard, 1869) foram as espécies que apresentaram os maiores picos populacionais; a primeira com um pico populacional em maio, média de 7,16 escudos íntegros e outro em agosto, média de 5,30 escudos íntegros; a segunda com um pico também em maio, média de 3,33 escudos íntegros. A maior quantidade de escudos perfurados por parasitóides foi verificada para I. gloverii , média de 1,30 escudos e P. pergandei, média de 0,83 escudos, ambas em maio. Todas as espécies de cochonilhas-com-escudo identificadas no pomar apresentaram escudos perfurados por parasitóides. Palavras-chave: cochonilhas-com-escudo, flutuação populacional, manejo ecológico, Citrus, parasitóides.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.