FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DAS JOANINHAS (COLEOPTERA, COCCINELLIDAE) OCORRENTES NUM POMAR CÍTRICO COM TRATOS CULTURAIS ECOLÓGICOS, EM MONTENEGRO/RS.
PDF

Como Citar

Silva, D. C. da, Wolff, V. R. dos S., Pulz, C. E., Silva, L. N. da, & Mezzomo, J. B. (2007). FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DAS JOANINHAS (COLEOPTERA, COCCINELLIDAE) OCORRENTES NUM POMAR CÍTRICO COM TRATOS CULTURAIS ECOLÓGICOS, EM MONTENEGRO/RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6400

Resumo

RESUMO Verificou-se a flutuação populacional das joaninhas (Coleoptera, Coccinellidae) em pomares de laranja Valência, no município de Montenegro/RS. As amostras mensais de janeiro a dezembro de 2002 em 30 árvores de um pomar com tratos culturais ecológico resultaram na identificação de 15 espécies de coccinelídeos. Para a captura destes insetos utilizou-se o guarda-chuva japonês. A espécie que se destacou foi Coccidophilus citricola Brèthes, 1905, com 443 exemplares. Os coccinelídeos de modo geral apresentaram maior número de indivíduos de julho a setembro (inverno), com 51,93% do total coletado. Seu maior pico populacional ocorreu em agosto (174 indivíduos). Apesar do grande número de indivíduos no inverno, a maioria das espécies apresentou, individualmente, picos populacionais na primavera. Palavras-chave: coccinelídeos, predadores, manejo ecológico, Citrus.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.