PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS EM SUCESSÃO DE CULTURAS: CULTIVO CONVENCIONAL X ORGÂNICO
PDF

Como Citar

Silva, A. C. F. da, Peruch, L. A. M., & Althoff, D. A. (2007). PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS EM SUCESSÃO DE CULTURAS: CULTIVO CONVENCIONAL X ORGÂNICO. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6383

Resumo

Com o objetivo de verificar o desempenho de hortaliças nos cultivos convencional e orgânico, em sistemas de sucessão de culturas, conduziu-se uma unidade de observação na Estação Experimental de Urussanga, no período de junho de 2001 a maio de 2004. Avaliou-se os sistemas: a) tomate/feijão-vagem, b) cenoura/alface/couve-flor e c) cebola/batata-doce/aveia. Os resultados evidenciaram que a cenoura e feijão-vagem apresentaram produtividades semelhantes nos cultivos convencional e orgânico. A batata-doce produziu mais no cultivo orgânico. Por outro lado, a alface, couve-flor e cebola, embora tenham alcançado rendimentos satisfatórios no cultivo orgânico, foram inferiores ao sistema convencional. O tomateiro apresentou baixa produtividade no cultivo orgânico. A fertilidade do solo melhorou com o cultivo orgânico. Palavras-chave:olericultura; produtividade; qualidade; doenças; fertilidade do solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.