OCORRÊNCIA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM CULTIVOS DE VIDEIRA (Vitis sp.) SOB DIFERENTES TIPOS DE MANEJO.
PDF

Como Citar

Ávila, A. L., Dal Soglio, F. K., Souza, P. V. D. de, & Carrenho, R. (2007). OCORRÊNCIA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM CULTIVOS DE VIDEIRA (Vitis sp.) SOB DIFERENTES TIPOS DE MANEJO. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6377

Resumo

RESUMO Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) exercem papel importante na sustentabilidade dos sistemas de cultivo, proporcionando às plantas melhor absorção de nutrientes, melhor crescimento e desenvolvimento, proteção contra patógenos, além de promover efeitos positivos sobre a agregação do solo.Com o objetivo de verificar a interação das comunidades de FMA com diferentes sistemas produtivos, efetuou-se um levantamento em vinhedos com manejo convencional e orgânico no município de Urussanga, Santa Catarina. O estudo foi realizado nos meses de setembro/2002, fevereiro/2003 e julho/2003. Foram coletadas 18 unidades amostrais. Avaliou-se a colonização radicular, as estruturas presentes nas raízes e a ocorrência de espécies de FMA. As comunidades de FMA não diferiram em relação aos tipos de manejo. A colonização radicular foi alta, sendo que a presença de estruturas de FMA nas raízes de videira são baixas e médias segundo valores definidos por Nemec (1992). Palavras-chave: Videira, comunidades de FMA, colonização micorrízica, estruturas de FMA.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.