CONTROLE DE Cerotoma arcuatus COM PRODUTOS ALTERNATIVOS NA CULTURA DE GIRASSOL.
PDF

Como Citar

Guirado, N., Mendes, P. C. D., Ambrosano, E. J., Rossi, F., & Arévalo, R. A. (2007). CONTROLE DE Cerotoma arcuatus COM PRODUTOS ALTERNATIVOS NA CULTURA DE GIRASSOL. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6364

Resumo

O girassol (Helianthus annuus L.) é afetado pela vaquinha Cerotoma arcuatus Olivier (Coleoptera:Chrysomelidae), em diferentes fases do desenvolvimento causando danos a produção. Quando ocorre infestação no florescimento, com 50 a 75% das flores do capítulo abertas ou na fase de formação do botão floral, o controle com químicos podem causar prejuízos maiores do que a não utilização, devido à morte das abelhas que são fundamentais para a polinização. Visando contornar esta situação foram realizados estudos com o girassol cultivar Catissol, utilizando defensivos alternativos. O experimento foi formado por nove tratamentos com cinco repetições, sendo as parcelas de 12,5 m2 cada. Os seguintes produtos naturais, que não afetam as abelhas, foram utilizados: extrato de cebola 1:10; extrato de cebola 1:20 + ácido pirolenhoso 1% (BioBIRE); óleo da semente de Azadirachta indica 0,5% (óleo de Nim) + BioBIRE 1%; óleo de Nim 1,0%; rotenona (50%) 0,1%; rotenona (50%) 0,05% + BioBIRE 1%; manipueira 50%; manipueira 100% e testemunha. Os resultados foram analisados pelo teste de Friedman e teste não paramétrico de comparações múltiplas (p<0,05) e revelaram que os melhores tratamentos foram Manipueira 50% e Óleo de Nim 0,5% + BioBIRE 1%. Palavras-chave: agricultura orgânica, produtos naturais, extratos de plantas, produtos orgânicos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.