COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES PARA A FORMULAÇÃO DE BIOFERTILIZANTES NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO
PDF

Como Citar

Menezes Júnior, F. O. G. de, & Albuquerque, T. C. S. de. (2007). COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES PARA A FORMULAÇÃO DE BIOFERTILIZANTES NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6319

Resumo

A substituição de insumos químicos por orgânicos tem permitido, pelo menos em parte, que os esforços tecnológicos sejam direcionados a propostas agroecológicas. O presente trabalho teve por objetivo comparar dois métodos de extração de nutrientes com vistas à formulação de biofertilizantes para o cultivo de hortaliças nas pequenas propriedades do semi-árido nordestino. O método de extração Vairo dos Santos extrai uma maior quantidade de macronutrientes, enquanto o método de extração Menezes Júnior possui como prerrogativas à extração de uma maior quantidade de micronutrientes e menor extração de sódio, constituindo-se no método mais adequado às condições do semi-árido nordestino. Palavras-chave: metodologia de extração; estercos caprino e ovino; espécies oleráceas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.