CAFÉ COM FLORESTA – CRIANDO SUFICIÊNCIA ALIMENTAR E BIODIVERSIDADE ECOLÓGICA
PDF

Como Citar

Lima, J. F., Cullen Junior, L., Gomes, H. B., Beltrame, T. P., Moscogliato, A. V., & Campos, N. R. (2007). CAFÉ COM FLORESTA – CRIANDO SUFICIÊNCIA ALIMENTAR E BIODIVERSIDADE ECOLÓGICA. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6297

Resumo

Relacionado ao processo de sustentabilidade do sistema de produção da agricultura familiar, esta sendo desenvolvido pelo IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas, o Projeto Café com Floresta, na região do Pontal do Paranapanema, estremo oeste do Estado de São Paulo, junto a famílias assentadas de reforma agrária. O Projeto além de criar bosques agroflorestais, que virão em parte servir como trampolins ecológicos, procura desenvolver alternativas de produção integradas a diversas explorações econômicas da propriedade, priorizando e potencializando a produção de insumos local com bases agroecológicas. O sistema agroflorestal adotado possibilita a reestruturação do solo degrado, implicando diretamente nos fatores biológicos, que por sua vez reverte em consideráveis ganhos financeiros e sociais, a otimização da unidade de produção. PALAVRAS CHAVE: Sustentabilidade, segurança alimentar, biodiversidade, baixo risco, conhecimento endógeno.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.