Resumo
Os resultados observados na safra gaúcha de soja 2003/04 corroboram previsões apresentadas no ano anterior, apontando possível equívoco de analistas que associavam os rendimentos excepcionais alcançados na safra 2002/03 ao desempenho das sementes transgênicas contrabandeadas da Argentina. A crise provocada pelo desempenho medíocre da safra 2003/04 se deve à combinação entre o clima adverso, o uso de sementes inadequadas e a utilização de áreas marginais, ocupadas com o estímulo de formadores de opinião e ignorando advertências de que o clima excepcional de 2002/03 dificilmente se repetiria. Os impactos ambientais e os prejuízos econômicos decorrentes desta safra repercutirão fortemente ao longo dos próximos períodos. Palavras-chave – soja transgênica, safra frustrada, OGMAviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.