Benefícios com a utilização de adubos verdes
PDF

Palavras-chave

Adubação Verde
Agroecologia
Solo
Sustentabilidade.

Como Citar

Ferreira do Nascimento, A., & Schirmer de Mattos, J. L. (2007). Benefícios com a utilização de adubos verdes. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6269

Resumo

Este trabalho foi realizado através uma revisão bibliográfica a respeito da adubação verde e os benefícios proporcionados com a adoção dessa prática, com o objetivo de divulgar os principais resultados científicos nessa área. Verificou-se que adubação verde proporciona melhorias significativas nas características químicas, físicas e biológicas do solo. As características químicas são beneficiadas pela liberação de nutrientes com a decomposição dos resíduos. Essa prática melhora as características físicas favorecendo a agregação do solo, maior retenção de água e prevenindo a erosão. A biomassa dos adubos verdes melhora as características biológicas do solo constituindo em alimento para esses microrganismos. Espécies utilizadas como adubos verdes são eficientes na fixação biológica do nitrogênio e podem efetuar supressão de plantas espontâneas. Dessa forma, a adubação verde é uma alternativa para diminuir o aporte de energia externa à propriedade rural, aumentando a sustentabilidade do sistema.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.