A DINÂMICA DA CONSERVAÇÃO DE VARIEDADES LOCAIS ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES.
PDF

Como Citar

Andrade, A. P. C. de, Comin, J. J., & Miller, P. R. M. (2007). A DINÂMICA DA CONSERVAÇÃO DE VARIEDADES LOCAIS ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6248

Resumo

O presente artigo integra uma pesquisa realizada com agricultores familiares tidos como convencionais e agricultores que baseiam seus sistemas de produção nos princípios da Agroecologia, nos municípios de Anitápolis e Santa Rosa de Lima, no estado de Santa Catarina. Buscou-se reunir informações que contribuam com ações de resgate e conservação (in situ ou on farm) de variedades locais. Dentro desta perspectiva, discutirse- á como se dá a dinâmica de conservação destas variedades entre os agricultores pesquisados. Observou-se que, apesar do cultivo de variedades locais se fazer presente entre grande parte dos agricultores, a manutenção desses recursos genéticos depende de um número muito restrito de agricultores. Sendo assim, para o êxito dos trabalhos que visam envolver comunidades de agricultores familiares em estratégias de resgate e conservação, é necessário entender e considerar esta dinâmica. Palavras-chave: Variedades locais, conservação, sementes.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.