GESTÃO AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS COM AGRICULTURA ORGÂNICA E AGRICULTURA ECOLÓGICA
PDF

Como Citar

Valarini, P. J., Rodrigues, G. S., Campanhola, C., Friguetto, R. T., & Rodrigues, I. (2007). GESTÃO AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS COM AGRICULTURA ORGÂNICA E AGRICULTURA ECOLÓGICA. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6247

Resumo

Uma avaliação do desempenho ambiental da Agricultura Orgânica e Ecológica, representada por vinte estabelecimentos na Região de Ibiúna (SP) e por quinze estabelecimentos no Sudoeste do Estado do Paraná, foi procedida com o sistema de Avaliação Ponderada de Impacto Ambiental de Atividades do Novo Rural (APOIA-NovoRural). A Agricultura Orgânica apresentou o Índice Geral de Impacto Ambiental igual a 0,73, superior a linha de base preconizada pelo Sistema (que é igual a 0,70) e a Agricultura Ecológica igual a 0,69, salientando-se as dimensões Qualidade dos Compartimentos Ambientais, sobretudo a Qualidade da Atmosfera (0,76-0,77) e a Qualidade da Água (0,81-0,84), e a dimensão Valores Econômicos (0,71-0,73) como favoráveis à composição desses Índices de Impacto. A avaliação dessas formas de manejo, especialmente ligadas à horticultura, permitiu evidenciar os indicadores favoráveis, que podem ser utilizados no fortalecimento do desempenho dos estabelecimentos com essas atividades e aqueles que apresentaram problemas, e que devem ser corrigidos no sentido de ampliar as vantagens que estas atividades podem trazer, em termos da contribuição para o desenvolvimento local sustentável. Palavras chaves: Avaliação de Impacto Ambiental, APOIA-NovoRural, agricultura orgânica e ecológica, indicadores de sustentabilidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.