EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE Phytophthora infestans EM BATATA
PDF

Como Citar

Bosenbecker, V. K., Gomes, C. B., & Gomes, J. C. C. (2006). EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE Phytophthora infestans EM BATATA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6204

Resumo

A cultura da batata (Solanum tuberosum L.) está sujeita a diversos problemas fitossanitários, sendo a “requeima” (Phytophthora infestans) a principal doença fúngica. Buscando-se métodos alternativos no controle desta doença, teve-se por objetivo neste trabalho, estudar o efeito dos óleos essenciais de diferentes plantas medicinais sobre o crescimento micelial in vitro, de P. infestans em meio de cultura e, também, o efeito destes óleos na severidade da requeima nas cultivares de batata Baronesa, Bintje e Eliza. Com base nos valores de menor crescimento micelial de P. infestans, foram selecionados os óleos de capim-limão, orégano e camomila para posteriormente, serem testados em condições de telado, no controle da requeima nas diferentes cultivares de batata estudadas. Após 45 dias do plantio, as plantas foram pulverizadas com os diferentes óleos à 500ppm e, 72h após, as plantas foram inoculadas com 3x104 esporângios de P. infestans.mL-1. A severidade da requeima foi avaliada a cada cinco dias, a partir do surgimento dos primeiros sintomas. Através dos valores de severidade da doença, calculou-se a área abaixo da curva do progresso da doença (AACPD) de cada material. Logo após, os valores de AACPD de cada tratamento foram comparados entre si através do teste de Duncan (α=0,05). De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que o óleo de camomila inibiu a severidade da doença nas cultivares Bintje e Eliza e, o de orégano inibiu a severidade da doença na cultivar Eliza. Entretanto, não observou-se efeito destes óleos sobre a produção nas diferentes cultivares. Palavras-chave: batata, óleos essenciais, plantas medicinais, Phytophthora infestans, controle alternativo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.