CONHECIMENTO LOCAL, USO E MANEJO DE SOLO: UM ESTUDO DE ETNOPEDOLOGIA NO PLANALTO SUL CATARINENSE.

Como Citar

Pereira, J. A., Fert Neto, J., & Ciprandi, O. (2006). CONHECIMENTO LOCAL, USO E MANEJO DE SOLO: UM ESTUDO DE ETNOPEDOLOGIA NO PLANALTO SUL CATARINENSE. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6202

Resumo

Nas ciências do solo, a área que estuda o conhecimento que o povo tem acerca dos recursos do solo é a etnopedologia, que leva em consideração os conhecimentos sobre a natureza e os valores da cultura e da tradição local. Tendo presente que o desenvolvimento rural não é somente uma questão de manejo dos solos, estudou-se os processos de desenvolvimento na região do Planalto Sul de Santa Catarina, procurando relacionar o conhecimento das populações locais quanto ao uso e manejo do solo e seus efeitos sobre o desenvolvimento regional. Palavras-chave: desenvolvimento regional, etnopedologia, uso e manejo do solo.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.