REDESENHO DE PROPRIEDADES FAMILIARES COM A INSERÇÃO DE POLICULTIVO DE PEIXES ASSOCIADOS A CRIAÇÃO DE SUÍNOS.

Como Citar

Ferraz, J. M. G., & Queiroz, J. F. de. (2006). REDESENHO DE PROPRIEDADES FAMILIARES COM A INSERÇÃO DE POLICULTIVO DE PEIXES ASSOCIADOS A CRIAÇÃO DE SUÍNOS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6198

Resumo

A inserção do agricultor familiar dentro de um sistema extremamente competitivo e a necessidade de manter e garantir a reprodução da sua família, leva a busca de novos desenhos dos agroecossistemas. Com esta preocupação, e analisando experiências bem sucedidas em outros locais, e procurando adaptar estas experiências às nossas condições ambientais e sócio culturais, é proposto a inserção da piscicultura em policultivo, integrada a criação de suínos. Para esta proposta foram reunidas os exemplos de sistemas produtivos da China, e experiências desenvolvidas pela Epagri em Santa catarina incorporando ainda o modelo de baseado na captação de água de chuva para abastecimento de tanques de piscicultura utilizados na produção norte americana de catfsih. (Queiroz et al 2001) Desta forma é trabalhada a possibilidade de inserção de mais um componente no sistema de produção familiar, visando proporcionar uma melhor ciclagem de nutrientes, reduzindo o aporte externo de insumos e garantir uma fonte extra de proteína de boa qualidade e de aumento da renda. PALAVRAS CHAVE: peixes em policultivo, agroecologia, produção integrada, agroecossistemas.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.