BACIAS DE CAPTAÇÃO DE ENXURRADAS
PDF

Como Citar

Carvalho, A. R. de. (2006). BACIAS DE CAPTAÇÃO DE ENXURRADAS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6191

Resumo

Bacias de captação de enxurradas são estruturas capazes de fazer a retenção de enxurradas ou parte delas por algum tempo. Estas bacias promovem a retenção de águas e detritos que escorreriam pela superfície do solo causando erosão, enchentes e assoreamentos dos corpos de águas. Outra das suas funções é conservação de estradas . Em algumas regiões há grande dificuldade de conseguir cascalhos ou similar para estradas, com uso deste mecanismo, o cascalho arrastado do leito das estradas poderá ser recuperado e recolocado novamente nos leitos. Com isto estamos diminuindo custos de manutenção das estradas e deposição de detritos em áreas agrícolas, pecuárias ou até de reservas que precisam de proteção. Como uma das maiores fontes de geração de erosões são as estradas, tanto de terra como as asfaltadas, precisamos adotar a cultura de dar um destino seguro e menos letal as enxurradas que são jogadas fora dos leitos, e os órgãos de governo não respondem por este crime ambiental , previsto na legislação. Ao adotar bacias de captação ao longo das estradas, estamos dando a elas mais segurança e menor custo de manutenção, e oferecendo aos proprietários das terras adjacentes uma boa proteção contra erosões. Outra postura é fazer educação ambiental permanente, para esta quebra de paradigmas, que é apenas tirar águas do leito de rodagem das estradas e está resolvido o problema, o que não é verdade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.