INFLUÊNCIA DA MATÉRIA ORGÂNICA SOBRE A GERMINAÇÃO DE ESCLERÓDIOS DE SCLEROTINIA SCLEROTIORUM

Como Citar

Ferraz, L. C., Souza, N. L., & Bergamin Filho, A. (2006). INFLUÊNCIA DA MATÉRIA ORGÂNICA SOBRE A GERMINAÇÃO DE ESCLERÓDIOS DE SCLEROTINIA SCLEROTIORUM. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6180

Resumo

Avaliou-se o efeito de diversos extratos estéreis de matérias orgânicas na germinação miceliogênica e carpogênica de S. sclerotiorum; em dois ensaios em laboratório. Os tratamentos foram: cama-defrango orgânica e convencional; esterco de gado orgânico e convencional; palhas de Chenopodium quinoa, Amaranthus spp. e Zea mays. As diversas matérias orgânicas testadas apresentaram resultados diferenciados em interação com este patógeno quanto à germinação miceliogênica e carpogênica de S sclerotiorum. A cama-de-frango, em maior destaque a proveniente de produção orgânica, e o esterco-de-gado também de produção orgânica apresentaram potencial de reduzir a germinação miceliogênica e carpogênica do fungo estudado. E este efeito pode estar associado à presença de substâncias químicas inbidoras a este patógeno.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.