SAMEFRAME – PLATAFORMA METODOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE
PDF

Como Citar

Rodrigues, G. S., Rodrigues, I., & Brown, M. T. (2006). SAMEFRAME – PLATAFORMA METODOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6174

Resumo

SAMeFrame é um conjunto de planilhas integradas para contabilidade eMergética e avaliação de sustentabilidade em estabelecimentos rurais, envolvendo três escalas: 1) o estabelecimento rural, 2) o município, e 3) o país. As informações utilizadas em macro escala (país e município) são provenientes de levantamentos censitários e outras fontes secundárias. Na escala micro (estabelecimento rural), as informações são obtidas em trabalho de campo e dados do estabelecimento. Vários índices da performance ambiental são calculados pela análise de eMergia e apresentados numérica e graficamente na planilha de avaliação, permitido comparações entre situações de manejo ou adoção de tecnologias agropecuárias. O SAMeFrame é apresentado neste estudo com a base de dados dos Estados Unidos, do Estado da Flórida e de condições médias de seis culturas e uma atividade pecuária deste Estado norte-americano. O sistema está disponível para inserção de dados de outras localidades, permitindo a avaliação da sustentabilidade de formas de manejo, tecnologias, atividades, estabelecimentos, e da agricultura de outros países.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.