POTENCIAL DE RECICLAGEM DE MICRONUTRIENTES EM SISTEMA AGROPASTORIL ORGÂNICO NA SERRA DO SUDESTE-RS
PDF

Como Citar

Flores, C. A., Pillon, C. N., Alves, F. A., & Freire, C. J. (2006). POTENCIAL DE RECICLAGEM DE MICRONUTRIENTES EM SISTEMA AGROPASTORIL ORGÂNICO NA SERRA DO SUDESTE-RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6161

Resumo

A identificação do potencial de reciclagem de micronutrientes em sistemas de produção em processo de transição para a produção orgânica representa uma lacuna de pesquisa. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de reciclagem de micronutrientes de sistemas de cultura sob plantio direto na Serra do Sudeste-RS. O sistema aveia+ervilhaca+nabo forrageiro/Soja apresentou maior potencial para a reciclagem de micronutrientes, especialmente para o Zn, Cu e B, comparado ao sistema aveia/Sorgo, fato que está relacionado a maior eficiência na absorção destes elementos pelas plantas componentes deste sistema, já que as produções de matéria seca foram similares. Do ponto de vista agroecológico, a identificação de sistemas de cultura com elevado potencial de reciclagem de determinados micronutrientes pode servir de base para a proposição de sistemas de rotação cuja cultura em seqüência seja exigente e/ou favorecida pela maior disponibilidade de um determinado micronutriente. Palavras-chave: Sustentabilidade; nutrição vegetal; agroecologia.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.