ATRIBUTOS DO SOLO EM POMARES DE MACIEIRA CONDUZIDOS NOS SISTEMAS ORGÂNICO E CONVENCIONAL DE PRODUÇÃO
PDF

Como Citar

Mafra, A. L., Albuquerque, J. A., Scheidt, F. R., & Amarante, C. V. T. do. (2006). ATRIBUTOS DO SOLO EM POMARES DE MACIEIRA CONDUZIDOS NOS SISTEMAS ORGÂNICO E CONVENCIONAL DE PRODUÇÃO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6158

Resumo

A preocupação com os riscos a saúde humana e os efeitos ambientais indesejáveis associados com o uso de química sintética no sistema de produção convencional faz com que mais consumidores e fruticultores estejam interessados na produção orgânica de maçã. Atualmente, embora tenha sido reportada rentabilidade, poucos estudos científicos foram desenvolvidos com pomares orgânicos, que nos forneçam indicativos do comportamento físico e químico do solo. Este projeto tem como objetivo avaliar os atributos físicos e químicos do solo em pomares conduzidos nos sistemas de produção convencional e orgânico. O experimento foi instalado no município de Urupema, SC, em pomares das cultivares ‘Royal Gala’ e Fuji enxertada sobre o porta-enxerto MarubaKaido, com sete anos idade, distantes entre si em aproximadamente um quilômetro. Em cada sistema de produção, foram demarcados 24 pontos de amostragem numa malha de 6 x 4, todos na linha de plantio, distante 1 m das plantas. Foram avaliados os teores de potássio, fósforo, cálcio, magnésio, alumínio, o pH em água, em CaCl2 e em solução SMP e a espessura do horizonte A e A+B.O pH do solo em ambos pomares encontra-se próximo à faixa de neutralidade, indicando a boa correção inicial do solo na ocasião da implantação dos pomares. Entre os nutrientes analisados, os teores de Ca, Mg e P são altos. Já o potássio, encontra-se com níveis suficientes, mas com menores teores no pomar orgânico. Neste caso, seria recomendada adubação complementar, observando a alta demanda apresentada por esta cultura. Em geral, as condições químicas do solo estão adequadas em ambos pomares, embora, mostrando elevada variabilidade entre os pontos amostrados. PALAVRAS-CHAVE: Malus domestica Borkh., sistemas de produção, qualidade do solo, atributos químicos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.