SISTEMA DE CULTIVO EM TRANSIÇAO: A CULTURA DO MORANGUEIRO
PDF

Como Citar

Pereira, S. regina de M., Souza, P. V. D. de, & Barros, I. B. I. de. (2006). SISTEMA DE CULTIVO EM TRANSIÇAO: A CULTURA DO MORANGUEIRO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6154

Resumo

A busca por uma alimentação saudável atrai a atenção de um número de consumidores cada vez maior. Para oferecer esse produto de qualidade e garantir um ambiente saudável, o agricultor está buscando técnicas que intensifiquem os processos biológicos nos agroecossistemas e diminuam a dependência de insumos externos a sua propriedade. Neste estudo conduziram-se dois cultivares de morangueiro sob os sistemas convencional e em transição para o ecológico, demonstrando o potencial produtivo do manejo alternativo desta cultura tão exigente. A produção em ambos sistemas de cultivo se nivela apenas na segunda safra, onde se observa também uma menor incidência de ácaros rajados; os frutos provenientes do sistema convencional apresentam maior acidez e menor conteúdo de vitamina C; e o sistema em transição beneficia a relação simbiótica micorrízica e a presença de importantes espécies de ácaros predadores. PALAVRAS-CHAVE: Sistemas de cultivo, cultivo ecológico em transição, cultura do morangueiro, ácaro rajado, fungos micorrizicos arbusculares.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.