VALIDAÇÃO DE UM SISTEMA AGROECOLÓGICO DE BATATAS - (SOLANUM TUBEROSUM L.)

Como Citar

Weingärtner, M. A. (2006). VALIDAÇÃO DE UM SISTEMA AGROECOLÓGICO DE BATATAS - (SOLANUM TUBEROSUM L.). Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6150

Resumo

A cultura da batata (Solanum tuberosum L.), caracteriza-se como atividade típica da agricultura de base familiar no sul do RS. Esta cultura é considerada uma das mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. O sistema de produção convencional, que é dominante na região, demanda uma quantidade muito grande de agrotóxicos e de adubos químicos de alta solubilidade, tanto pela aplicação de inseticidas de solo, como também pela aplicação de fungicidas e inseticidas. Estes insumos, na maioria muito tóxicos, deixam resíduos no solo, na água e nos tubérculos, colocando em risco a saúde de quem consome estes alimentos e dos agricultores que se utilizam destes insumos na condução de suas lavouras. O presente trabalho teve por objetivo estudar e validar um sistema de produção ecológico na cultura da batata, que inclua orientações de manejo de solo e adubações orgânicas, que satisfaçam às necessidades dos agricultores familiares que se interessam pelo cultivo da batata. Para a validação tecnológica do sistema de produção foi conduzido durante o período de dois anos, 2001 e 2002, na Estação Experimental de Agricultura Familiar do Centro de Pesquisa Agrícola de Clima Temperado da EMBRAPA, localizado na Br, 392 Km 88 – Cascata, Pelotas – RS, um trabalho com área experimental de três mil m2, subdividida em três módulos, cada um com um mil m2. O trabalho foi conduzido em enfoque agroecológico, onde a participação de agricultores foi fundamental. Os agricultores que participaram do trabalho integram organizações de produção agroecológica da região sul do estado do Rio Grande do Sul, e contribuíram para validação de um sistema que atende os seus interesses. Palavras-chave : Sistemas de produção, Agroecologia, Validação, Pesquisa por demanda.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.