EXPERIÊNCIAS DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NO RIO GRANDE DO SUL

Como Citar

Sánchez, C. E. B. (2006). EXPERIÊNCIAS DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6148

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor a análise da situação apresentada por 17 unidades de produção agrícola nas quais, seus atores sociais buscaram sustentabilidade dos agroecossistemas através de estratégias e práticas agroecológicas. As unidades produtivas encontram-se localizadas em cinco municípios no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada entre maio/junho e dezembro de 2001. Na metodologia, teve-se em conta a abordagem sistêmica. Para coleta de dados, no trabalho de campo, utilizou-se entrevistas semi-estruturadas. Analisou-se as condições em que se desenvolviam as atividades produtivas nas unidades pesquisadas, além do desempenho e o grau de satisfação dos agricultores nestas atividades. Entre vários outros aspectos, constatou-se que em algumas das unidades produtivas, eram utilizadas práticas agroecológicas, assim como práticas do sistema de produção convencional. Constatou-se que 65,0% das unidades de produção pesquisadas apresentavam viabilidade econômica e ecológica, não obstante, observou-se potencialidades de melhoria em todas as unidades, especialmente o aspecto ecológico. Identificou-se também, a persistência de vários problemas na produção, os quais, considerou-se ocasionados, em parte, pela falta de conhecimentos e planejamento em algumas unidades produtivas e, pela falta de pesquisas na área.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.