DESEMPENHO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA NA QUALIDADE DOS FRUTOS DE TOMATEIRO

Como Citar

Beckmann, M. Z., Paula, V. A. de, Schuck, M. R., & Mendez, M. E. G. (2006). DESEMPENHO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA NA QUALIDADE DOS FRUTOS DE TOMATEIRO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6144

Resumo

A produção orgânica de hortaliças tem sido apontada devido à obtenção de frutos mais sadios, de qualidade, redução da poluição, menor produção de entropia e maior valor monetário do produto. Devido a grande exigência por parte de consumidores, o se verificou a classificação de frutos de tomateiro produzido sob adubação orgânica, de forma a homogeneizar a produção quanto ao calibre e a caracterização da qualidade. Os resultados mostram que há semelhanças entre os diferentes tratamentos utilizados, quanto ao calibre e quanto aos defeitos encontrados nos frutos. Quanto ao tamanho, 47,17% dos frutos atingiram calibre médio (65-80 mm), tamanho considerado dentro dos padrões de comercialização. Os resultados referentes à qualidade do fruto, 74,10% dos frutos apresentaram boas condições de qualidade. Os tratamentos à base de adubação orgânica, apresentaram o maior número de frutos bons. O dano causado por geada foi o maior defeito presente nos frutos. O trabalho evidenciou que produção orgânica de frutos de tomateiro é viável, pois além de obter um produto sadio também se obtém frutos com qualidade, atingindo os requisitos de comercialização. Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill., adubação orgânica, qualidade dos frutos.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.